Como Vencer o Medo de Empreender e Conquistar a Sua Independência

Como Vencer o Medo de Empreender e Conquistar a Sua Independência

 

Existem muitas pessoas que, na hora de empreender, sentem medo e pensam logo em desistir.

Alguns param nas primeiras dificuldades e sequer começam uma empresa, enquanto outros foram buscar conhecimento e seguiram em frente na jornada do empreendedorismo.

Esse texto a seguir trará dicas infalíveis para tirar o seu medo de ter um negócio próprio. Veja!

 

Faça uma preparação adequada

Você que quer empreender, independentemente do ramo escolhido precisa se preparar bastante e seu foco deve ser em minimizar as chances de o empreendimento dar errado a partir de conhecimento de mercado, análise da concorrência, plano financeiro e de marketing e viabilidade como um todo.

Então estude bastante, leia livros e revistas específicas sobre o seu ramo de atuação, converse com empresários que possuem negócios na área, analise o que os concorrentes oferecem, participe de cursos e eventos sobre empreendedorismo.

 

Acredite no seu negócio

Analise sobre o quanto você acredita que o seu negócio realmente possa dar certo, quanto ele tem a ofertar e agregar às pessoas e ao mundo.

 

Faça o que você gosta

Antes de pesquisar o mercado e saber qual o melhor setor para empreender, veja se nas opções de trabalho está algum gosto pessoal.

Essa afinidade diminuirá seu medo e sua reação será de prazer e você não terá tanto receio de fracassar, pois estará trabalhando com ímpeto naquilo que você goste muito.

Acredite em si mesmo

Pode até soar como um clichê ou algo assim, mas autoconfiança é fundamental para quem vai empreender e quer perder o medo de começar seu próprio negócio.

Pense, se nem você mesmo acreditar no seu negócio, como pretende vender produtos e conquistar clientes e como irá atrair investidores e sócios para algo que você faz sem propósito?

A autoconfiança tem a ver com a credibilidade que você passará ao seu negócio e ao mercado, portanto é melhor acreditar sempre, mas com planejamento, do que duvidar ao menor sinal de problema, e desistir.

 

Inspire-se

Veja as histórias de outros empreendedores, entendo como eles passam pelos momentos difíceis, de dúvidas e incertezas. Veja o que eles fizeram para vencer o medo de empreender.

 

Pense nos seus objetivos

Quando você estiver abrindo seu empreendimento, pense nos seus objetivos traçados lá no planejamento e não pense nas barreiras que virão pela frente.

A dica é centralizar no planejamento realizado, de modo que sejam tomadas ações ligadas ao desenvolvimento do negócio, não no medo de dar errado.

 

Você tem receio de não saber ser chefe?

Esse é o medo que mais assombra quem deseja empreender, pois na maioria dos casos o empreendedor desempenhará o papel de liderança na empresa, e isso significa que competirá a ele coordenar o trabalho de equipes, contratar colaboradores e dar a palavra final sobre as decisões do negócio.

Essa situação é algo que fascina algumas pessoas e amedronta a outras, então a melhor forma de vencer esse medo é criando planos para cada situação.

Se mesmo assim você não se sentir apto a realizar essas tarefas, uma das saídas é contar com a ajuda de um sócio.

 

Dê um passo de cada vez

E para encerrar, uma última dica para acabar com o medo de empreender é dar um passo de cada vez, faça uma comemoração a cada conquista, o que significa que as vitórias acontecem nas pequenas coisas e na persistência, não nas grandes tacadas.

Essas são apenas algumas idéias para começar a trabalhar por conta própria. Acompanhe o nosso blog e veja as novidades. Achou o artigo sobre como vencer o medo de empreender válido?

Comente a seguir!

 

Quer um curso GRÁTIS de MARKETING DIGITAL?

Eu Quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!